MENU

Como Organizar um Casamento

Como Organizar um Casamento

A organização de um casamento não precisa ser difícil.

Com o nosso guia definitivo Como Organizar um Casamento, que ensina as noivas a organizar o casamento dos sonhos você verá que parece ser difícil, mas é possível com as dicas que vamos compartilhar.

Decidi partilhar na internet nosso guia definitivo de organização de casamento que era exclusividade apenas para nossos clientes, mas depois de fazer mais de 50 casamentos pelo mundo em 14 países e quase todos esses casamentos víamos os noivos sem ter noção de como iniciar os preparativos para organizar o casamento, por isso criamos este guia e aprimoramos ele ao longo de 5 anos. Hoje testado e aprovado por dezenas de noivas e aprovado pelas melhores wedding planners do mercado de Super Luxo do Brasil e Estados Unidos.

 

 

 

O Noivado

Anel de Noivado

Acredito que você ficou noiva recentemente ou já estava e decidiram que agora é hora de finalmente dar um passo a mais na relação.
Nós já ficamos noivos e sabemos como é importante.

O próximo passo naturalmente é o pedido de casamento, como este tivemos o gosto de fotografar lá em Miami.

Então, acredito que tenha sido pedida em casamento e deve estar enlouquecendo, mas não te preocupes, pois tudo se inicia a partir de agora e vamos te ajudar.

 

 

Envolva o noivo

Fato de Noivo

Antes de irmos aos pormenores de como organizar um casamento, é preciso ter atenção que hoje em dia os noivos estão cada vez mais ativos nos casamentos e a noiva não está sozinha para ter que escolher e cuidar de tudo. Eles estão ajudando seja escolher a decoração ou até mesmo um fornecedor como fotografia de casamento ou a quinta de casamento.

Pense que isto é pra vida toda e alguns noivos sempre compartilham conosco que se arrependem de terem se envolvido pouco ou até mesmo terem sido apenas os pagadores, aqueles que escolhiam apenas pelo custo benefício. Hoje isso é coisa do passado, os noivos se envolvem sim e a partir deste momento do casamento vocês deixam de ser ele ou ela e passam a ser uma só pessoa, tudo será junto.

 

 

Data do casamento

É preciso definir a data do casamento antes de tudo.
Porque você sem a data do casamento não consegue contratar nada, absolutamente nada, pois todos os fornecedores se baseiam nisto para poder verificarem a disponibilidade.

E aqui vai uma SUPER DICA, tenha 4 datas em mente, principalmente se forem casar no verão. Uma data pré-definida que você quer muito e 3 datas alternativas, eu explico melhor sobre isso no final.

Vejo muitas noivas que começa a contratar fornecedores com apenas uma única data e sem datas alternativas e quando vão escolher aquela quinta dos sonhos, descobre que eles não tem o dia do vosso casamento disponível e aquele estilo do casamento que ficava perfeito com aquela quinta, com aquele fotógrafo ou decoração já não combinam mais, pois aquela decoração ou estilo do casamento que tinha sonhado só combinava com aquela determinada quinta.

 

Percebes porque precisam ter datas alternativas?

E como eu falei, você precisa pensar muito na data do casamento, eu aconselho a você não adiar o sonho de casar se os fornecedores não tiverem a data caso decida casar no verão.

Considere casar em outras estações do ano além do verão e assim você pode ter a chance de ter a data livre e ainda economizar, porque alguns fornecedores têm valores mais baixos em outras temporadas do ano, vale a pena considerar isto caso queira economizar um pouco sem abrir mão da qualidade.
Se isto lhe pareceu óbvio, parabéns você é uma quase expert em organizar casamento, pois muitas noivas não se atentam a este pormenor.

 

 

Orçamento para o Casamento

Normalmente é o noivo que cuida da parte do orçamento, ele trata com o pagamento dos fornecedores. Temos uma SUPER DICA para os noivos modernos e outra para os mais tradicionais que gosta de tudo no papel.

Baixem alguma planilha de controle de orçamento para casamento, onde você pode usá-la online ou até mesmo fazer o download e imprimir para usá-la offline.
Ou pode usar o aplicativo do casamentos.pt e baixar onde pode usar esse app como controle de orçamento e aproveite para descarregar clicando aqui.

Confira nosso trabalho lá.

 

 

 

Quintas para Casamento

Quinta da Pacheca

Aqui será onde boa parte do seu orçamento vai ser destinado, isso devido aos custos com alimentação, decoração e outros.
Você precisa estar atenta em relação a distância da igreja e a quinta, se tiver um casamento religioso e civil separados, mas se tudo for realizado no mesmo local é melhor ainda.

As quintas envolvem várias questões e uma delas é o estilo de casamento que se pode fazer naquela quinta que você escolheu e precisamos estar atentos a este detalhe, pois as vezes queremos um casamento rústico ou até mesmo um boho chic e o casamento é feito por exemplo num hotel, não combinam concordam?
E nós vamos fazer uma seleta lista das 10 melhores quintas para casar no Porto e as 10 melhores quintas para casar em Lisboa.

Esta lista tem as quintas mais bonitas e com excelentes comentários no casamentos.pt, zankyou.pt e que nós como fotógrafos escolhemos de uma visão a partir do lugar ser bonito para as fotos e boa comida afinal casamento sem comida não é casamento haha, brincadeira.

 

Tipos de Cerimônia

Tipos de cerimonia

Eu sei que, tradicionalmente, a maioria dos casamentos em Portugal a cerimónia religiosa é feita a parte na igreja e o civil na quinta.
Hoje em dia, por vários motivos, muitos dos nossos casais escolhem fazer o casamento no mesmo local e sinceramente acredito que é a melhor opção, pois dessa forma temos toda gente perto e não perdemos tempo com idas a igreja e a quinta. Mas se o vosso sonho é fazer da forma convencional, tudo bem afinal a chuva de arroz nas igrejas é INCRÍVEL.

Para perceberem melhor na Bélgica quase todos os casamentos são feitos na Commune e depois as pessoas vão para o espaço do casamento.

 

 

Lista de Convidados

 

Convidados casamento

 

Precisamos pensar sempre nessa lista com o coração e com o bolso.
Após 7 anos de casados, nós podemos afirmar que por experiência própria e também por ouvir de nossos noivos, que uma média geral afirmam depois de algum tempo casados não teriam convidado cerca de 20% a 30% dos convidados da lista.

Então está é uma tarefa bem difícil e infelizmente ela impacta totalmente no vosso orçamento, por isso é preciso escolher com muito cuidado, afinal quase todo o valor destinado ao casamento se vai para a parte de alimentação e pagamos por pessoas, precisamos estar atentos a isto.

Quero te chamar a atenção a algo muito importante sobre a lista que é: precisamos estar perto de pessoas que realmente nos amam e fazem parte de nossa história e o mais importante, que vai fazer aquela festa de casamento mais alegre e inesquecível, pois toda a gente sabe que o casamento é uma celebração, então só podemos celebrar com pessoas importantes para nós.

Uma dica importante é sempre estar atentos às quintas se tem um espaço adequado para as crianças para que os adultos possam curtir a vontade. Também é muito importante está confirmando com os convidados a presença deles antes do casamento.

 

 

Site de Casamento

Esta novidade é bem interessante, pois nele você pode ter muitas informações sobre o casamento e inclusive alguns sites de casamento oferecem uma área para os convidados confirmarem a presença, isso é muito fixe. Nós sugerimos que ao ter um site para os noivos, você utilize da mesma empresa do aplicativo que sugerimos acima sobre orçamento.

Há também alguns sites para noivos que oferecem a parte para colocar as fotos que o fotógrafo do vosso casamento envia para partilhar com os vossos convidados, mas as nossas noivas não precisam deste recurso, porque compartilhamos uma galeria especial para ela em até 15 dias com todas fotografia do casamento.

Recomendamos alguns site de noivos como zankyou.pt e casamentos.pt

 

 

Definir Estilo do Casamento

 

Estilo de Casamento

Toda noiva sonha com um casamento, com o seu vestido incrível e todos olhando para ela não é mesmo? Todas sonham se casar num lugar lindo, mas precisamos concretizar este sonho de casar-se com grande estilo e aqui começa a parte mais importante de organizar o casamento que é escolher um estilo, pois imagina a seguinte coisa: Um noiva com vestido tradicional do tipo princesa, cheio de coisas e bem grande e decide casar numa quinta muito cheio de árvores e bastante natureza, e tocando música clássica e toda decoração estilo de praia, fica estranho não é mesmo? As coisas não combinam.

Um clima mais de natureza combina com um estilo mais rústico ou boho chic e combina também com um vestido de noiva mais solto e mais simples em relação aos vestidos de princesa que acaba limitando muito a mobilidade das noivas.

Então dito estas coisas, é preciso pensar bem sobre o estilo do vosso casamento e o mais importante de tudo, a decoração e a quinta precisam ter este estilo e também todo o restante, inclusive os fotógrafos que é o mais importante desta lista, pois tudo isto vai passar e somente a fotografia vai ficar.

Por esse motivo não adianta definir o estilo do casamento como rústico por exemplo e ter um fotógrafo tradicional, com fotografias todas posadas, não combinam, concorda comigo? Um casamento rústico combina com um fotógrafo mais espontâneo e com uma fotografia mais leve e sorridente.

 

 

Vestido da Noiva e Fato do Noivo

 

Vestido de Noiva

 

Com base no estilo do casamento, como já dissemos acima sobre estilo, precisamos seguir o mesmo estilo do vestido pra que ele combine com o casamento.
Você precisa ter muito cuidado com a escolha do vestido, porque afinal, a noiva é o centro das atenções no casamento, toda gente está olhando para a noiva e você precisa estar linda e com o vestido perfeito, impecável e o mais importante, que ele tenha haver com você, que seja a sua cara.

Escolha bem o tecido, opte sempre pelo menos é mais, por vestidos tenham movimento para que isto saia perfeito nas fotografias, pois o que mais vemos pelo mundo é algumas noivas com vestidos grandes com muita dificuldade de se locomover no dia do casamento.

Mas antes vou te contar o que ninguém te conta, casar cansa muito o dia do casamento é cansativo por natureza, principalmente se estiver casando entre julho e agosto, ou seja verão europeu.

Com um vestido imenso você vai sofrer, por isso nosso conselho é sempre opte por vestidos leves e mais soltos para que não morra de calor haha e o peso é um fator muito determinante no dia do casamento e dizemos isto por que nós carregamos 2 câmeras com lentes pesadíssimas e flashs e cada kit de câmera, lente e flash tem aí uns 3kg ou seja 6kg a mais em um calor escaldante do verão, é algo de se pensar em ser mais leve concorda?

Pense que você quer chegar inteira, linda e exuberante até o final da festa e não perder mobilidade e flexibilidade por conta de vestidos enormes, onde até para tirar fotografias com os convidados do casamento é bastante complicado, e isso é o que nós vemos e ouvimos das nossas noivas em muitos casamentos.
Existem diversos estilos de vestido de noiva e vamos colocar uma lista dos melhores ateliês de Portugal para vocês poderem ver os vestidos e comprarem e o mais importante serem felizes.

Vamos criar uma lista dos Principais Ateliês de Portugal para Vestido de Noiva do Porto até Lisboa que recomendamos pelo excelente bom gosto e excelência.

Considerem também um segundo vestido, ainda mais leve para usar depois da cerimônia
Eu aconselho sempre a serem originais na escolha do vestido e não sigam tanto as modas, pois um dia elas acabam e originalidade faz parte de nós e nunca acaba.

Lembre-se também que não é somente o vestido, é a maquilhagem, penteados e jóias e tudo precisa estar em perfeita sintonia e normalmente esses ateliês eles tem nos catálogos as modelos utilizando os vestidos de noivas com as noivas e penteados que combinam com aquele determinado vestido. Isto pode ser uma ótima referência, mas aconselho sempre optar pelo bom senso de perguntar a pessoas que entendem sobre estilo e moda voltados para casamentos, se aquela vossa escolha de vestido, maquilhagem, penteado e jóias combinam.

Um grande exemplo de bom senso é que este próprio guia definitivo de Como organizar um casamento é totalmente baseado em experiências reais que tivemos pelo mundo com as diversas noivas, com diversos estilos de casamento, onde ouvimos atentamente cada uma delas e criamos este guia que foi validado pelas melhores wedding planners do Brasil (mercado referencial a nível mundial de casamentos) e dos Estados Unidos, ou seja, colhemos as maiores dúvidas da noivas e respondemos baseado em nossa experiência do mundo real, de pessoas que estão com os noivos todo final de semana.

 

 

Considere as Wedding Planners

No Estados Unidos, onde temos nosso segundo maior número de casamentos, é um padrão ter as wedding planners para ajudar organizar o casamento, antes, durante e no dia.

Se você está no estrangeiro, é quase que obrigatório ter uma wedding planner caso não queira surtar com tantas coisas para resolver a distância.
Quando se tem wedding planners para ajudar, você fica mais leve e livre para poder curtir a festa de maneira mais leve, pois não tem tantas preocupações e eu aconselho sempre a terem wedding planners no dia ou alguém de vossa confiança para que esteja responsável por todas as tarefas importantes. Além da ampla experiência e bom gosto que boas wedding planners possuem.

Vamos criar a lista  das melhores wedding planners do Porto e Lisboa

O que mais escuto por aí são noivas desesperadas e estressadas no dia do casamento por conta de problemas que deram e tiveram que resolver tudo sozinha, achei muito injusto pois não tinham ninguém para resolver ou até mesmo dizer que iria dar tudo certo, e nós sabemos muito bem o que é isso, pois nós mesmo organizamos nosso casamento e olha é uma tarefa extremamente difícil.

Por isso, se optarem por não tem uma wedding planner no dia, tenha uma amiga que possa te ajudar no dia, onde ela ficará responsável por muitos afazeres do casamento.

 

 

Decoração

Decoracao de Casamento

 

Podem perceber que quase todos os temas eu sempre cito o estilo do casamento né? Exatamente por que tudo gira em torno dele e já dei alguns exemplos para verem como as coisas precisam estar em harmonia.

Sabendo qual é o estilo do casamento, vamos ir para as cores. Defina a cor do casamento e evite vermelho, o vermelho já saiu de moda a pelo menos 300 anos hahaha.

Ao escolher a cor do casamento você precisa ter em mente as cores complementares ou harmônicas com aquela cor que escolheu, um exemplo que fica muito estranho é em um casamento com verde e com vermelho, não combinam muito pois o casamento ele é algo mais suave e alegre e estas cores são muito carregadas e contrastadas.

Não siga tendências à risca, se hoje toda gente por exemplo está usando floral, tente recriar algo que reflita a sua personalidade e sempre converse com os fornecedores de decoração, quintas, wedding planners e floristas para que tudo fique com a sua cara, pois normalmente alguns fornecedores trabalham por demanda e tornam todos os casamentos iguais, a mesma decoração para todos os casais.

Leve em consideração a estação do ano para que tudo esteja em harmonia. Caso você sonhe com um determinado tipo de flor é preciso saber se ela tem na estação do ano que você quer casar-se.

Cores e texturas, elas precisam estar em harmonia e como já falamos, aposte em cores não tão fortes e deixe que as flores brilham e as decorações mais diferentes e cheia de personalidade que já tivemos foram estas acima.

 

 

 

Fotógrafos e Videografos

Felipe Miranda Fotografo de Casamento Porto

 

O que ficará depois que a festa acabar? Já se perguntaram sobre isso?
Sempre digo aos nossos noivos, quero entregar para si as melhores fotografias dos grandes momentos do vosso casamento e de uma forma diferente, alegre e única.

Considere que vocês precisam se identificar com a forma de ser do fotografo e videografo, pois vou te contar um segredo: A Fotografia/Vídeo é apenas um reflexo de quem somos.

E então temos que ter os melhores fotógrafos de casamento para o nosso dia e eu te pergunto: Quem é o melhor fotógrafo de casamento? A resposta é simples, aquele que o vosso coração bater mais forte, sim ele precisa bater mais forte e é um erro escolher a fotografia de casamento pelo preço.

Fotografia e Vídeo é arte e alguns seletos fotógrafos fazem do vosso dia uma verdadeira obra de arte, já outros entregam fotografias posadas e sem vida. Tudo isto por conta do estilo do casamento e é de fato preciso entrar no site do fotógrafo e ver um casamento inteiro.

Nunca contrate um fotógrafo apenas vendo fotografias do instagram, e eu como palestrante e mentor de fotógrafos, o que mais vejo é fotografos de uma foto somente, sim, eles tem apenas uma única fotografia fixe e o restante é feito de qualquer jeito e digo isso por experiência própria, por conta das fotografias do nosso casamento que ficaram muito ruins.

Eu como fotógrafo, me sinto obrigado a te dizer que as vezes você sonha imenso com um casamento dos sonhos e se preocupa com cada pormenor e o dia ficou perfeito, do jeito que você sonhou e toda gente estava alimentada, alegre e feliz celebrando a vossa união com o amor da sua vida, e finalmente vocês poderão constituir uma família.

Passa-se alguns meses e você recebe as fotografias e aquilo aquilo não tem nada haver com que vocês viveram naquele dia do vosso casamento. É uma lamentável realidade.

Só em 2019 recebemos uma média de 35 mensagens de noivas que se arrependeram de terem contratado outros fotógrafos e não o nosso trabalho, neste caso em específico. Muitas querem fazer um elopement após o casamento, pois as fotografias ficaram muito ruins.
E eu diria que depois de você escolher a pessoa com quem vai casar e viver o resto de sua vida, esta é a decisão mais importante que tomará em sua vida, os fotógrafos e videomakers.

Não encare a fotografia e vídeo como um único serviço, são coisas distintas e opte sempre por empresas que oferecem um único serviço, pois dessa forma ela pode ter o máximo de qualidade no que vos oferece e o que recebemos de mensagens de noivas que reclamam de empresas que optaram por foto e vídeo juntos querendo economizar é de assustar.

 

 

Música e Banda

Musica Banda Dj Casamento

 

Eu como brasileiro digo que isso determina na mente dos convidados se o casamento foi alegre ou chato.

Já fizemos dezenas de casamentos que ficaram em nossas memórias por conta da festa haha e é nesta parte onde os noivos estão já totalmente despreocupados com os protocolos ou alguma coisa eles querem apenas curtir e dançar muito então nada mais importante do que terem músicas que permita as pessoas se soltarem e serem felizes.

Considere ter uma banda e um DJ muito alegre, é importante ter uma banda no copo d’agua, mas isto é mais comum na américa
Quando for escolher uma banda ou DJ considere a seguinte pergunta: Quais as músicas que farão meus convidados ficarem até o último minuto da festa animados?

A música tem um poder imenso de criar memórias emocionais que marcam para sempre nossas vidas então escolham muito bem estas musicas para o vosso casamento.

 

 

Transporte

Dependendo do tipo de cerimônia se o religioso e civil são separados, ou de onde é o seus convidados, considerem ter transportes disponíveis, pois já ouvi bastantes relatos de convidados se perderem e atrasar o cronograma do casamento.

Algumas quintas de casamento disponibilizam este serviço, caso não tenham considerem contratar um motorista de transfer. Se todos os seus convidados são do estrangeiro é importante ter o transporte para levá-los até a igreja ou quinta e alguns hotéis disponibilizam este serviço, então considere hotéis ou quintas que ofereçam este tipo de serviço para que todos possam chegar no casamento no horário previsto.

O ideal também é que todos fiquem no mesmo hotel, no caso de convidados do estrangeiro.

 

 

 

Copo d’água

 

Copo D'agua

Parabéns, esta é a parte onde acabou de casar, que felicidade não é mesmo?
Dependendo da estação do ano pode esta muito calor ou frio então precisamos ter algo para que as pessoas comam e façam então a comida agora é bem importante e claro as bebidas.

Lembra que falei sobre a música? Bom seria perfeito se tivessem uma banda ao ar livre pra tocarem músicas e pessoas pudessem comer e beber juntas ao fundo de uma musica ambiente, que fixe.

 

Delegue uma Responsável

São muitas tarefas e planejamentos a respeito do casamento. Se contratou uma wedding planner, deixe sob a responsabilidade dela os afazeres do casamento. Caso tenha escolhido fazer tudo sozinha, aprenda a delegar as tarefas. Isso serve para o noiva, familiares próximos, amigos e até mesmo as damas de honor.

Com ajuda tudo fica mais fácil e leve, por isso aprenda a delegar o que cada pode fazer para ajudar, assim tudo ficará pronto antes, sem tantos esforços, além de ser um momento para todos aproveitarem juntos os preparativos do casamento.

 

 

Buquê da Noiva

 

Buquê da Noiva

Existe uma variedade imensa de opções, modelos e estilos de buquê. São muitas texturas, cores, espécies, formatos e opções de flores. E como escolher o buquê de noiva ideal para si?

Em primeiro lugar tenha em mente que o buquê não precisa combinar com a decoração. O buquê precisa combinar única e exclusivamente com a noiva, com o vosso estilo e vestido.

O buquê de noiva ideal precisa ser proporcional ao biotipo da noiva. Por exemplo, noiva com altura mais baixa precisa de um buquê menor, assim como as noivas mais altas podem escolher buquês maiores, assim fica harmônico e equilibrado o look da noiva.

Sobre as flores, cada uma tem um significado diferente, como também cores e formatos diferentes. Antes de escolher as flores, busque saber o significado que ela possui e assim conseguirá traduzir o seu sentimento no dia da cerimônia.

Após essa pesquisa, fique atenta a estação do ano que será o casamento. Pode ser que a flor escolhida não tenha na estação desejada, com isso ela pode ter um custo maior e pode ser que não resista bem ao clima do casamento, como por exemplo as tulipas, são flores que não aguentam calor intenso.

Todo o buque de noiva precisa sempre estar hidratado, isso é fundamental para ter um arranjo bonito na hora da cerimônia. Segundo especialistas em flores, é recomendado deixar seu buquê em local fresco e em água limpa. Alguns buquês precisam estar refrigerado, fique atento aos cuidados das flores escolhidas.

 

 

Lua de Mel

 

Paris

Depois de meses de planejamento do casamento, finalmente chegou a hora tão sonhada: a viagem de lua de mel. Para muitos casais essa é a parte mais aguardada onde poderão descansar e aproveitar os primeiros dias como casados.

Como toda boa viagem é necessário haver um planejamento para que tudo corra como o esperado. Seja sua viagem na praia, montanha, campo, resort, no verão ou no inverno, tem destinos para todos os gostos.

Reserve tempo para pesquisar o melhor destino, garanto que dependendo do destino, serão muitos documentos, muitas expectativas e sonhos envolvidos, por isso é importante que a viagem seja planejada e pensada com ambos os noivos, tudo com calma, antecedência e planejamento.

  1. O destino precisa agradar ao casal exclusivamente. Fazendo essa triagem de local, clima e estilo de viagem já conseguem eliminar uma porção de destinos.
  2. Definir um budget limite é uma forma de cuidar orçamento sem estress.
  3.  Cruzem as informações do destino com temperatura da época escolhida. Assim terão certeza de que o destino irá agradar quando estiverem lá aproveitando a viagem.
  4. Leiam relatos de pessoas que já estiveram no destino, hotel ou resort escolhido. Nada como ler a experiência de clientes que fizeram a mesma viagem que pensa em fazer. Para isso existem muitos sites como Booking ou Tripadvisor.
  5. Se o destino escolhido for international, fique atenta aos documentos, possíveis vistos, vacinas e verifique o prazo dos vossos passaportes. Essa passo deve ser feito com antecedência, pois pode demorar um pouco até ter todos documentos necessários para viajar.

Se gostou do nosso guia definitivo de como organizar um casamento, por favor partilhe com outras noivas enviar este artigo para elas.

 

PS: Todas as fotografias deste post foram capturadas por Felipe Miranda

 

CLOSE